domingo, 30 de dezembro de 2007

Timbalada a revolução que deu certo!!




















No mundo muitos povos aspiraram um ideal de revolução. Cada revolução com sua característica, mas com algo em comum: a luta pelo respeito ao direito de igualdade do ser humano e abaixo à exploração do povo. Uma outra característica em comum é a existência de um líder direcionando a marcha dos seu povo até a sua vitória. Mas muitas revoluções simplesmente não existiram, principalmente quando a luta deixava o campo ideológico e partia-se para o campo físico, ou seja, com armas em punho os revolucionários lutavam contra exercitos tiranos.
Jesus Cristo, quando pregou aos seus seguidores o amor ao próximo, mostrou um estilo de revolução perfeito. Não foi preciso levantar uma arma sequer para causar a maior revolução que o mundo já viu. Jesus passou seus ensinamentos aos seus apóstolos e seguidores. Após a sua morte, sua palavra se mateve viva e até hoje vive. As suas palavras atravessaram os continentes e são conhecidas em quase todo mundo.
Em Cuba, após as duas Guerras de Independencia, ao comando de Fidel Castro e Che Guvara a guerrilha rebelde derrubou do poder o tirano General Fugencio Batista, porém lá foi necessária a luta armada. Assim também aconteceu com as Revoluções Russa, Francesa e a Chinesa. Mas todas as revoluções o ideal do povo foi alcançado.
No Brasil algumas revoltas aconteceram, mas a em sua maioria a ditadura militar prevalecia. Foi assim que massacraram o povo de Canudos. Foi assim também quando se estabeleceu o golpe militar de 1964, entre outras histórias até a queda da ditadura em 1984.
No Candeal, bairro pobre da capital baiana, Salvador, também originou-se um movimento revolucionário. Analogamente à Jesus Cristo, Carlinhos Brown, criou um movimento que revolucionou o conceito da cultura musical: A Timbalada. Não se trata apenas de uma banda que sobe no palco e faz seu espetáculo. A Timbalada é o suprassumo dos inúmeros projetos elaborados por Carlinhos Brown. Carlinhos, proporcionou ao povo do Candeal o orgulho de ser morador daquele bairro até então desconhecido. Basta caminhar pelas ruas do Candal para ver a expressão dos moradores, orgulhosos de estarem em um bairro que tem a sua história, mesmo que essa história sempre tenha sido vítma da burguesia que sempre tentou tirar calar uma voz "incalável". A proibição dos ensaios da Timbalada, algo que já fazia parte da rotina de inúmeros moradores de Salvador e fazia parte do calendário turístico da Bahia, mostrou o quanto aquela revolução mexia com os anseios da burguesia que reside ao redor daquele bairro. Mas o projeto Timbalada já tinha ultrapassado as fronteiras do Candeal e conquistado o mundo. Com um som inconfundível e a alegria estampada no rosto de cada músico, a Timbalada mostra ao mundo como os ideais de um povo deve ser respeitado, por mais que a parte podre da burguesia tente suprimir a voz do povo, criou-se o orgulho de "ser timbaleiro". Não só no Candeal, mas em todo mundo há quem diga eu sou timbaleiro. Quando a banda passa é possível ver uma multidão seguindo uma banda que tem uma história. A exemplo dos músicos, o povo se pinta de branco para referenciar o maior projeto sócio cultural existente na Bahia. É o orgulho dessa grande nação que dá exemplo de igualde por onde quer que passe. O Timbaleiro não é só amigo, é irmão, não gosta de briga, prega a paz, o respeito e a humildade. A banda Timbalada corresponde com sua magia, epxressa na força do timbau, instrumento super valorizado pelo mestre Carlinhos Brown.
A Timbalada é um movimento revolucionário que deu certo, sem precisar levantar uma arma sequer e perdurará durante a eternidade, assim como as palvras de Jesus Cristo, obviamente sem querer comparar, mas fazendo aqui uma analogia.

Jesus e Deus no céu e Brown na Terra, lutando pela paz mundial e pela extinção da desigualdade social.

A TIMBALADA TRAZ AXÉ PRA VOCÊ!!

Nenhum comentário: