sábado, 9 de fevereiro de 2008
Timbalada a melhor do Carnaval.
A Timbalada, a melhor banda percussiva do mundo, recentemente passou por algumas mudanças. Primeiro veio a saída de Ninha, o Gogó de Ouro. Isso balançou muito as estruturas da banda, pois Ninha, até então, era considerado líder do grupo, era o cantor que tinha maior aprovação perante o público, mas não era o único, pois tinha Amanda e Denny. Um ano após a saída de Ninha, a Timba lançou um cd e emplacou no carnaval de 2007 com os hits Alegria Original e Cachaça, uma das músicas mais tocadas naquele carnaval. Não bastasse a saída de Ninha e as dúvidas do público que apreciava a banda, veio a saída de Amanda. Mais uma vez a estrutura foi abalada. Amanda era a voz feminina do grupo e tambem detinha um carinho especial dos fãs, ela estava crescendo junto com a Timba. Sobrou para Denny a responsabilidade de conduzir a Timba durante todo ano de 2007.
Denny está na timba desde o começo. A primeira canção gravada na voz dele é um dos hinos da Timba, Pracuncum Babá, do CD Cada Cabeça é um Mundo (1994), mas a música que lançou o menino de Camaçari foi Mimar Você do CD Andei Road (1995) que ainda tem outro hino cantado em sua voz O.S.. Daí por diante diante Denny veio crescendo, não só como ser humano, mas também como músico. Aprimorou sua voz e hoje é a voz mais afinada dentre os cantores baianos. Sua performance no palco é algo invejável. Nenhum cantor na Bahia faz o que ele faz em palco e por que não dizer, nenhum cantor no Brasil e poucos no mundo conseguem ter tamanha presença de palco. Quem acopanha a Timbalada já teve a oportunidade de ver Denny cantar, dançar, jogar capoeira, dar volta no Guetho junto com o povão, tocar violão, trompete, guitarra, bacurinha, surdo (dobrado), Rubber Nose (trio de surdos), timbau, bongô, enfim, uma série de instrumentos e não perder o fôlego.
Hoje é bem percepitível a evolução desse cara que a cada dia que passa demonstra que foi feito para a Timbalada e pela Timbalada.
O Ano de 2007 serviu para tirar todas as dúvidas se ele iria aguentar o rojão de conduzir sozinho a Timba. O primeiro grande desafio foi a micareta mais antiga do Brasil, a Micareta de Feira de Santana (FSA-BA). Lá a Timba puxou o bloco Bafo de Baco e Denny conduziu com maestria a banda. Os foliões postavam na comunidade inúmeros elogios ao cantor da timba, como "Denny é o melhor puxador de trio do Brasil". Daí por diante foram várias apresentações pelo Brasil e a cada apresentação um obstáculo superado. Eis que vieram as apresentações da 1ª Mostra de Arte e Música Conteporânea (ensaios da Timba). O primeiro ensaio estava lotado. Quando Denny puxou de lá do fundo do palco "ô timbaleiro cadê o timbau??", tinha certeza que seria o melhor verão de todos da Timba. Foi assim que começou o primeiro espetáculo da Timba em Salvador. No primeiro show cerca de 2.500 pessoas lotaram o Museu Du Ritmo, do segundo ensaio em diante, nem sobrava ingressos. Mais de 3.000 pessoas invadiram o Museu para presenciar uma verdadeira obra prima. Cada show uma nova inspiração e assim acoteceram os espetáculos no Museu. Inúmeras foram as lágrimas derramadas pelos timbaleiros nos shows. Pessoas que um dia duvidaram da capacidade dos músicos e principalmente de Denny voltaram a frequentar os ensaios. Muitos esqueceram que a Timbalada é uma banda e não uma pessoa. A Timbalada revitaliza e mostrou mais uma vez porque. Alí também se destacavam os membors da comunidade Timbalada do Orkut. A Timba e o pessoal da comunidade numa sinergia incrível, ao ponto de se confundir quem é fã e quem é ídolo! A união dos timbaleiros com os orkuteiros é eterna!
Veio o Festival de Verão e o compromisso de apresentar uma show melhor do que o do ano anterios, segundo muitos o show de 2007 não foi legal. Então a missão era barbarizar para nao deixar dúvidas de quem estava no palco: A Timbalada!! E assim foi, o melhor show da noite.
Faltava o carnaval, o vestibular de qualquer banda baiana. No Carnaval a Timbalada simplesmente arrebentou. Para muitos o melhor carnaval de toda vida de timbaleiro. A banda ao comando de Denny demonstrou maturidade e compromisso com o público fiel. Antes mesmo de começar o bloco, já tínhamos a sensação do que seria. Abadás esgotados. Abadás para o sábado sendo vendidos no câmbio por R$400,00, quando na sede era vendido por $220,00 só este dia e R$380,00 os dois dias.
Sexta-feira, primeiro dia. A Timba começou a mil, botando o Farol da Barra pra tremer. A galera da comu começa seu espetáculo abrindo um lindo bandeirão com os dizeres: "Timbalada nossa religião e nada abala nossa fé. Comunidade Timbalada Orkut." Subimos até Ondina na maior alegria. Mas antes, numa encosta próximo ao Centro Espanhol, a galera deu uma verdadeira demonstração de amor pela Timba. Subimos no morro, fazendo um verdadeiro rapel e abrimos o bandeirão, acendemos luminosos. O Bloco parou. Todos gritando. A Timbalada emocionada. Tinha músico que nao sabia se tocava ou se vibrava. Uma verdadeira emoção. O reconhecimento pela banda que jamais nos deixou na mão. Os fiéis timbaleiros mostrando para o bloco porque sempre acreditamos no potencial de todos os músicos e principalmente de Denny.
No sábado o bloco estava imenso. A procura era muuuuito grande. Subimos a mais de mil. A empolgação era bem maior do que na sexta. Eu me perguntava aonde Denny e banda arranjavam tanto fôlego. Era pura quebradeira. Sem descanço, nada de enrolação, pouca conversa e muita música. E assim fomos subindo até ondina. Antes, mais uma vez, a galera da comu subiu no morro para abrir o bandeirão. No final do percurso Denny foi aclamado com uma slava de palmas. Para mim, a emoção foi demais. As lágrimas vieram imediatamente. Para quem já tinha visto um monte de gente vaiando Denny e Amanda quando Ninha era da Timba, hoje, muitos dos que vaiaram estavam lá aplaudindo. Foi o melhor momento do Carnaval, ver a galera do bloco aplaudindo Denny.
Denny mostrou que foi o melhor cantor do carnaval, não precisa de trofeuzinho nenhum. Não existe premiação melhor do que o reconhecimento dos fãs.
Denny melhor Cantor!!
Timbalada melhor banda!!
Timbalada melhor bloco!!
Quem não gostou vá pra lá pros caras!!
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Analfabatismo Intelectual
É impressionante como vivemos num país onde a maioria do povo é analfabeto intelectual.
Apesar da diminuição do analfabetismo propriamente dito, vivemos num país onde a maioria do povo não se interessa pela infromação.
A maioria das informações chegam à população através das TV's de canal aberto. A rede globo de televisão detém a maior audiência no horário em que a maioria dos brasileiros estão em casa (entre 19 e 22h). Este é chamado o horário "nobre" da TV brasileira, mas bem que poderia ser chamado de horário "pobre". A maior parte deste horário é tomada por novelas, cerca de 2:30h. Enquanto o jornalismo fica em torno de 45 minutos. O que me deixa abismado é que esses 45 minutos são o suficiente para formar a opinião pública.
As informações vem "prontinhas". Como a maioria do povo fica esperando o horário da novela das oito, todo mundo senta à frente da TV para assistir um dos piores jornalismos que existe, o Jornal Nacional (JN). O JN tem pouco compromisso com a veracidade dos fatos. Expurgam informações para causa frisson na população e mesmo quando se comprova que os fatos não foram reais, para eles não importa, tem outra informação e a retíficação não vem. Para citar um exemplo, várias pessoas foram presas na Operação Navalha. Alguns ficaram presos e outros foram soltos, pois nada pôde se provar contra. O JN não publicou nada a respeito dos que foram inocentados, mas na hora de exibir e dilacerar a imagem destes, ele foi contundente e avassalador. Sem mesmo ser dado um veredicto, eles já se antecipavam e acusavam todos, mesmo os "supostos" inocentes. Mas esse foi um fato polêmico, pois a própria imprensa brasileira, juntamente com as inúmeras corrupções que são praticadas por nossos políticos, fazem valer o clichê de que "todo político é ladrão"!
A realidade é que além deste fato, inúmeros aconteceram no Brasil e o JN simplesmente noticiou. O povo simplesmente acredita. Falta o senso crítico na nossa população. Falta a vontade de pesquisar, ir à busca da informação. É preciso coletar os dados, analisá-los e tratá-los para daí então forma-se um opinião. Nesse modelo medíocre de jornalismo não há espaço para debates. Não há confronto de idéias. Há pura e simplesmente o resquício do tratamento de dados. Há uma única opinião. E o que mais impressiona é que essa opinião sempre é tendenciosa.
O povo brasileiro, em geral, não tem o hábito de ler. Além do povo não gostar de ler, ainda nos deparamos com uma situação inusitada, refiro-me ao que se ler.
Domingo passado encontrei uma mulher lendo um jornal no ônibus. Parei para observar o que ela estava lendo. Para minha decepção, ela estava lendo a Revista da TV que é um relato sobre as coisas que irão acontecer nas novelas. Óntem, enquanto debatia sobre o analfabetismo intelectual com um amigo, vi logo ao nosso lado uma mulher lendo um revista também direcionada às novelas. Puts, aonde vamos parar. Tem que haver qualidade na leitura. Não quero julgar essas mulheres pura e simplesmente porque eu detectei este tipo de leitura. Posso estar tirando conclusões precipitadas sobre elas, mas nada me impede de usá-las como exemlpo da qualidade de leitura do povo. Muitas pessoas usam o pouco tempo que tem para leituras superfluas, algo que não vai influenciar em nada em suas vidas, tão pouco na sociedade.
Precisamos mudar esse perfil. Criar um senso crítico. Gerar dúvidas e buscar esclarecer essas dúvidas. Mas do jeito que está será muito difícil.
Se por um lado o governo não faz reformas na maneira de educar o povo, do outro fica a impressa jogando a culpa nos governantes, mas aí vem a pergunta: Será que a impressa também não deve ser responsabilizada por esse analfabetismo intelectual?? Eu sou da opinião que sim, pois eles deveriam ter uma programação mais rica em cultura, mais intelectual. Mas a cultura do povo brasileiro é assistir novela.
A rede globo de televisão ainda faz um favor para esse analfabetismo: sempre que em outra emissora aparece um apresentador que rouba audiência dela, ela vai e contrata-o, dando um salário bem maior do que o que ganhava na antiga emissora. Quando o apresentador chega à Globo, fica jogado de lado e aparece em canal fechado ou com uma programção menos intelectual. Foi assim com Luciano Huck, Angelica, Ana Maria Braga, Serginho Groizman, Jô Soares, dentre outros. Estes apresentadores nem pensam duas vezes, pois nossa sociedade extremamamente capitalista, nos impõe a querer ganhar sempre mais, mesmo sem precisar.
Mas eles não tem interesse num povo educado e intelectual. Preferem que a sociedade brasileira permaneça burra. A sociedade consciente, tirará audiência.
Está na hora de mudar essa perpesctiva.
Precisamos intelectualizar o povo. Precisamos formar novos líderes.
Só sinto um remorço porque o pouco tempo que sobrava para alguns buscarem novas informações, será oculpado pelo BBB8.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Vamos partilhar o pão!
Em sua passagem pela Terra, Jesus Cristo nos deixou vários ensainamentos. Dentre os principais ensinamentos há de se destacar o amor ao próximo e por consequencia a caridade. Infelizmente ao longo dos tempos esses ensinamentos foram corrompidos, em partes pela própria Igreja que outorgou a si a responsável pela disseminação das palvaras de Jesus e em partes pela própria humanidade, com seu egoísmo, que resultou na crussificação do Messias.
A Igreja deixou de lado ao longo dos anos as obras de caridade. Durante muitos anos sua maior preocupação foi a busca pela riqueza e aumento do seu poder, algo que Jesus condenava. A Igreja sempre quiz ser rica, enquanto Jesus dizia que muito dificilmente um rico entraria no Reino de Deus. Milhares de pessoas morreram para sustentar as riquezas da Igreja. Muitas mentiras foram inventadas e muitas verdades ocultadas. A Igreja assim conseguiu poder, a ponto de governar as regiões mais ricas do mundo, esquecendo de pregar os ensinamentos de Jesus. Muito pouco do que deveria ser feito foi relamente realizado. Com o seu poder, os ensinamentos eclesiáticos não tiveram em sua totalidade a preocupação pela disseminação das palavras de Jesus, tinham que ser divididas com a preocupação em manter seus poderes. Se a Igreja tivesse seguido à risca os ensinamentos do Senhor, teríamos um mundo mais harmonioso, com pessoas mais felizes e menos diferenças sociais. Imaginem só, a Igreja patrocinava Guerras, caçava pessoas, matavam em nome de Deus. Jesus não ensinou a matar.
Deixando a Igreja de lado, nos tempos em que Jesus viveu, já percebia-se como a humanindade exalava o seu egoísmo por todos os cantos. Os romanos, com seu imenso império, cada vez mais angariando riquezas, conquistando terras, escravizando o povo, cobrando inúmeros impostos, matando as pessoas e tudo em nome do seu Imperador, em nome do seu Império. Inúmeras torturas aconteciam naquela época. Justiça não havia. O povo precisava evoluir muito. Quando veio um homem iluminado falar de amor ao próximo, foi covardemente "assasinado" pelos sacerdotes judeus, que não tinham como acusar Jesus, a não ser pela "heresia" de pregar a paz, pregar o amor, a caridade, em nome de Deus!
Pois bem, hoje ainda vivemos sobre efeito daquela civilização pouco evoluída. Aqui no nosso país o que vemos cada vez mais são governantes corrúptos, tirando cada vez mais dos pobres, aprovando leis absurdas e tudo em nome da manutenção do seu poder. A burguesia vai no mesmo barco. Poucos olham para os lados. Quando falamos de caridade, muito se ouve falar de que "é obrigação do governo". Blasfemia!! É obrigação de todos nós praticar a caridade. Se o governo não pratica, não quer dizer que eu não deva praticar. Essa é a vontade de Deus. Esse foi o ensinamento de Jesus Cristo. Temos que aprender a "partilhar o pão". Temos que mudar nossos conceitos, dar o exemplo e cobrar o mesmo do próximo. A cobrança só se dará a partir do momento em que nós praticarmos o bem.
O governo tomou o lugar da Igreja na busca pelo poder. Será que nós temos que tomar o lugar dos sacerdotes judeus?!?!? O mundo clama pela paz, pelo amor ao próximo e por obras de caridade. Nós precisamos construir um mundo melhor e ensinar nossos filhos a prática da bondade!!
"Amai ao próximo como a ti mesmo!"
quarta-feira, 2 de janeiro de 2008
2008 o ano dos Timbaleiros!!
Salve, salve amigos timbaleiros!
Chegou 2008, o nosso ano.
Durante alguns anos a nossa Timba passou por algumas turbulências, mudanças que marcaram nossas vidas.
Mas essas mudanças já ocorreram e "entre mortos e feridos", salvaram-se os timbaleiros, ou seja, todos os fiéis.
Pois bem, vivo numa imensa expectativa para este ano. Sinto profundamente, no meu coração, que este é o ano da Timbalada. Depois do que presenciei no Museu Du Ritmo, nossa, não posso criar outra senão essa expectativa de ver a Timbalada no topo do Carnaval. Com certeza seremos o bloco mais animado, pois a galera está dando um exemplo de amor e união. Temos sem sombra de dúvidas o melhor cantor do Carnaval, não havendo o "puxassaquismo" de sempre, Denny será eleito o melhor cantor do Carnaval de 2008. Colocando isso num plano técnico e deixando a paixão de lado, com certeza Denny é o melhor cantor entre todos do Axé. Desejamos que ele vá lá e mande o recado que já vem dando nas apresentações.
A banda, dispensa comentários, mas eu vou tercer o meu: A banda está perfeita, mostrando um entrosamento incrível e qualidade musical, desde percussão, passando pela harmonia e chegando nas back in vocal (elas são demais).
Cá em baixo, no povão, iremos dar um exemplo de cidadania. Vamso curtir o melhor som do Carnaval com muia paz, união e respeitando o espaço de cada um. Neste tempo de atribulações que o mundo passa, nós iremos mostrar um pouco do que Jesus nos ensinou. Amar ao próximo, respeitar cada irmão e emanar a felicidade de ser timbaleiro.
Desejo muuuuuuuuuuito que a Timbalada já comece a mandar seu recado para o Brasil no Festival de Verão, será o show pra mostrar a todos um pouco do que veremos no Carnaval. Espero que seja a melhor apresentação da Timba desde o começo do Festival de Verão!!
Por fim desejo a todos um ano de 2008 repleto de felicidades, que possamos compartilhar muito da felicidade de ser timbaleiro e de estar ao lado da Banda Mil!!
Axé!!
Assinar:
Postagens (Atom)